quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Para ver em DVD...


Na época em que fazia faculdade tinha o costume de ir ao cinema sozinho, quando estava meio chateado, cansado ou simplesmente porque ninguém queria ir comigo mesmo. Chegava na sala, via o que estava passando, e escolhia o titulo que mais me agradava, sendo conhecido ou não. Numas destas excursões solitárias, cheguei na entrada da sala e vi um que nunca tinha ouvido falar e nem mesmo tinha um cartaz, somente um papel A4 com o título, horários, país de origem e diretor. Tratava-se de um filme francês chamado "O Fabuloso Destino de Amélie Poulin". Comprei o ingresso e resolvi arriscar (não tinha lido nada a respeito dele). Tinha poucas pessoas na sala, a maioria casais e de pessoas mais velhas. E sabe aqueles filmes que nos primeiros minutos te prendem atenção instantâniamente e ja estava totalmente envolvido e querendo mais.

O filme conta a historia de uma francesa (Aldrey Tautou - fez depois o Código da Vince) que vive solitária em París e encontra uma caixa no banheiro de sua casa escondida a mais de 50 anos com objetos que pertenceram a uma criança. Ela resolve encontrar o dono, devolver a caixa e saber se realmente valeu a pena o esforço. Se sim, levaria a vida ajudando as pessoas a serem mais felizes e se não, azar - como ela mesma pensa no filme. Com direção de Jean-Pierre Jeunet (que só conhecia pelo Aliens - A Ressureição) é uma verdadeira poesia em forma de filme. A fotografia é brilhante - e foi inspirada em quadros de um pintor brasileiro que não lembro o nome, a trilha sonora é marcante, e a historia um verdadeiro e fabuloso deleite com situações engraçadas e por vezes emocionante. Saí do cinema em ' estado de graça' e até hoje vejo e revejo este filme que pra mim é um dos melhores que tive o prazer de ver. Recomendo que apreciem esta pequena obra de arte francesa.

2 comentários:

  1. Um filme doce, muito bem escrito, traz aquele gostinho de travessuras, mas sem maldade. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ju... eu também amor este filme.. ja ví varias vezes... beijos e valeu por acompanhar meu blog.

    ResponderExcluir


Quem sou eu

Minha foto
São Jose dos Pinhais, Paraná
Amo cinema, livros e tudo relacionado a cultura. Minhas postagens irão se basear no filmes, livros e experiencias que tenho. Espero que gostem...