sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cem Anos de solidão


Sempre falo para as pessoas que conheço que o livro da minha vida é "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Marquez. Embora a história não tenha nada a ver com minha vida, é um dos livros que lí que mais senti prazer e me identifiquei.... lí já três vezes. Este livro foi publicado em 1967 pela primeira vez na Argentina - embora Gabriel Garcia Marquez seja colombiano. Foi traduzido para 35 idiomas e é considerado o livro mais importante da literatura latin0-americana. Quando lí pela primeira vez senti uma enorme dificuldade com relação a genealogia da Familia Buéndia, uma vez que seus filhos, netos e bisnetos herdam os mesmos nomes de seus antecessores e o curioso é que depois da segunda leitura percebi que o mesmo nome levava também a mesma característica do antecessor.

Trata-se de uma obra chamada de realismo fantástico, onde o impossivel acontece para dar sentido à vida cotidiana.

O livro traça cem anos na vida dos Buendia iniciada com Jose Arcadio Buéndia e sua esposa Ursula que juntos fundam um novo povoado chamado Macondo e conta a historia deles, seus filhos, netos bisnetos, trinetos a agregados. Como disse, os nomes seguem para os filhos, vemos varios Arcadios, Jose Arcadios, Aurelianos, Aureliano Josés, Amaranta, Amanta Ursula, Remedios e assim sucessivamente.. incluindo aí as mulheres da Familia. Uns dos trechos que mais gosto é a chegada de Rebecca com seu sacos de ossos, o viril Aureliano voltando para a casa com seu corpo totalmente tatuado e Ursula ja idosa e cega sendo tratada pelos trinetos como se fosse uma boneca. Jose Arcadio Buendia, patriaca da Familia, termina sua vida amarrado em uma arvore e acaba se mesclando nela. A grande trama do livro está nos manuscritos de Melquiades em que conta o fim da familia Buendia e somente o ultimo descente vivo na terra conseguirá traduzir. É surrealismo puro. Um otimo livro que recomendo e sempre será meu livro de cabeceira

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Quem sou eu

Minha foto
São Jose dos Pinhais, Paraná
Amo cinema, livros e tudo relacionado a cultura. Minhas postagens irão se basear no filmes, livros e experiencias que tenho. Espero que gostem...