terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Invictus


Quando fazia curso pre vestibular lembro de aprender sobre o Apartheid Sul Africano, mas na verdade não me interessava muito. Via muitas noticias em jornais e considero um problema atual no mundo, ainda que em menor escala se comparado ao da Africa do Sul. Para quem não sabe, Apartheid foi o regime que manteve separado brancos dos negros, durou quase 3 decadas onde os negros eram tratados como inferiores. Na Africa do Sul durou até o início da decada de 90 e foi com Nelson Mandela que realmente deixou de existir transformando numa nação unida. Nelson Mandelo foi um importante e primeiro presidente daquele país a ser eleito pelo povo e havia ficado preso durante 30 anos por ser considerado um terrorista. Sai da prisão e é eleito presidente de uma nação que está prestes a entrar numa guerra civil. O filme Invictus conta o inicio do governo de Mandela.

Gosto muito do trabalho de Clint Eastwood e acho que os ultimos filmes dele são memoraveis. Alias, gosto muito do primeiro que vi, "Os Imperdoáveis" de 1992 , é na verdade o unico western que assisti - para quem não sabe, ele foi durante anos astro de filmes "bang bang". Mas quando se aventurou na carreira de diretor que verdadeiramente conhecemos seu talento e está ficando até dificil não termos todo ano um filme seu. Recomendo todos.

Em Invictus ele acerta mais uma vez falando sobre o inicio do governos de Nelson Mandela e como ele conseguiu através do Rúgbi (um esporte que não é nada popular no Brasil) unir a nação Sul Africana. Eu gosto muito de filmes que falam sobre superação, e este com certeza merece estar entre os melhores do ano. Como Nelson Mandela temos o Morgan Freeman que mantém uma parceria de sucesso com Clint. Seu talento não é nem questionável e ele é muito carismático, adoro seu trabalho. O filme conta com Matt Damom como o capitão do time de Rúgbi (num papel nada interessante para um astro como ele). O único defeito do filme são os jogos que não são narrados e acaba perdendo a emoção nestes momentos. Mas se você gosta de fatos históricos e principalmente aquelas que merecem ser contadas é um otimo filme... um dos melhores do ano com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Quem sou eu

Minha foto
São Jose dos Pinhais, Paraná
Amo cinema, livros e tudo relacionado a cultura. Minhas postagens irão se basear no filmes, livros e experiencias que tenho. Espero que gostem...