domingo, 28 de março de 2010

Little Ashes



Estou sem escrever no blog a alguns dias e confesso que o resultado do Oscar me deixou bastante irritado, por este motivo e também por não haver grandes estréias no momento estive ausente. Mas estou novamente na ativa. Tenho visto muitos filmes, mas vou escrever somente dos que realmente valem a pena.

Este filme "Little Ashes" eu nunca tinha ouvido falar na verdade e nem sei se existe titulo em portugues (ao pé da letra seria "Pequenas Cinzas) mas refere-se á um quadro feito por Salvador Dalí e presenteado a Federico Garcia Lorca que se chama em espanhol "Cenicitas". Por acaso lento o blog de um colega vi que se tratava de uma biografia de Federico Garcia Lorca o poeta. Não conheço muito de suas obras, mas gosto muito da obra de Salvador Dalí, e ja li uma biografia do mesmo. Não sabia que havia um filme e muito menos que o filme foi lançado ano passado (volto a dizer que para quem é contra baixar filmes na internet este é o principal motivo para eu defender, a maioria dos filmes de arte ou independentes nem chegam a passar no Brasil e quando fazem nem chegam a Curitiba). E posso dizer que o filme é um achado. Sempre me perguntei porque não fizeram um filme que relatasse pelo menos um pouco da vida do genio do surrealismo, e mesmo o filme sendo focado em Lorca temos uma boa ideia do que foi o relacionamento entre os dois. Para quem conhece a historia de Dalí deve saber que mesmo tendo vivido a vida toda com Gala, sua musa inspiradora, ele teve um romance na juventudo com Garcia Lorca e o filme mostra exatamente o sofrimento de Lorca por não viver intensamente este amor e como isso teve influencia em sua obra. Infelizmente em nosso país não faz parte de nossa cultura ensinar artes (materia que deveria ser obrigatoria nas escolas) e muitos nem sabem quem foi Dali ou Lorca. Indico o filme não apenas para os amantes de poesia ou aprecia pintura, mas para conhecer os genios. O unico nome conhecido do elenco é Robert Parttison (isso mesmo meninas, o da saga Crepusculo em cenas de beijos calientes com outro homem) fazendo o papel de Salvador. O que me incomoda em filmes de biografias é o fato deles não falarem as linguas dos biografados, e neste filme tiveram o absurdo de narrar os poemas de Federico em ingles (será que os ingleses, norte americanos e afins não sabem ler uma legenda?). Isso ja aconteceu com o filme Frida, que mesmo tendo os atores Latinos não falavam em espanhol e sim em ingles. De qualquer forma vale a dica, é um otimo filme e não deixem de assisti-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Jose dos Pinhais, Paraná
Amo cinema, livros e tudo relacionado a cultura. Minhas postagens irão se basear no filmes, livros e experiencias que tenho. Espero que gostem...